top of page

A importância de se ter organizações bem estruturadas para enfrentar crises e ineficiências

Micro, pequenas empresas, startups ou mesmos gigantes nacionais e multinacionais. Todas precisam de processos bem definidos e pessoas felizes para prosperarem.

Estudos apontam que atualmente no Brasil, de 10 startups que se abrem, apenas 1 continua em atividade após cinco anos. Isso sem falar em outras micro e pequenas empresas que patinam e não saem do lugar.


Isso se deve a vários fatores. Mas o que tenho acompanhando é que, além de uma boa base financeira e de uma robusta análise de mercado, é preciso estruturar processos e contratar as pessoas certas para a atividade certa, se o seu objetivo é eficiência e prosperidade.

Eu diria que se o seu foco estiver voltado para pessoas e processos, o resultado será muito mais positivo e duradouro.


Olhem para as grandes empresas, nacionais e multinacionais. Muito se fala que em tempos de crise é preciso “fechar a torneira”. Ok, mas por que não fazer isso na época das chamadas “vacas gordas”? Aliás, se a construção ou reestruturação dos processos fosse feita quando as vacas estivessem gordas, não seria necessário tanto sofrimento para se adequar ao mercado em tempos de crise.


Então, começar uma empresa já definindo não só seu propósito ou missão, visão e valores, mas implantando uma metodologia Lean, fará com que você não precise se desesperar quando a dificuldade bater à sua porta. Você constrói uma base sólida para o futuro, garante que está maximizando valor para sua empresa e seu cliente e que sua lucratividade será maior desde o começo.


E, se a sua empresa já é atuante no mercado, nunca é cedo ou tarde demais para desenhar o fluxograma da sua área, identificar desperdícios, entender o que é valor para seu cliente e resolver problemas, através de planos de ação bem estruturados.

“Ah, mas isso dá trabalho...”, eu te digo que dá trabalho mesmo! Você precisará de muitas horas da sua semana e um empenho além do habitual. Mas, se optar por continuar fazendo mais do mesmo, não sairá do lugar. Não se renda ao “sempre foi assim”, porque sempre dá para melhorar. E quando o mapeamento estiver pronto e seu plano de implementação concluído, lembre-se que a melhoria é contínua. Portanto, nunca se dê por satisfeito e mantenha-se inovando.


Pessoas certas no lugar certo.

Sim! Não contrate qualquer pessoa, simplesmente por que você tem uma vaga e precisa fechá-la. Contrate pessoas cujo propósito tenha convergência com o seu negócio.


Pessoas felizes trabalham motivadas e geram lucro:

  1. Para a empresa, porque se dedicam intensamente, com foco e baixíssimo ou nulo nível de retrabalho; e,

  2. Para elas mesmas, porque fazer o que se ama é preencher a alma e o coração com a gratidão, e alimentar a motivação para fazer sempre mais e melhor.

Minha dica para você é equilíbrio. Foque em processos e mantenha o foco em pessoas.

Lembre-se que empresas bem estruturadas atravessam obstáculos com menos dificuldade.

Um abraço,

Luana Vieira

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page