top of page

Até onde o sonho pode nos levar?

Para onde estivermos dispostos a ir, simples assim.


Mas o simples pode se complicar se ao invés de planejarmos o caminho, buscarmos empecilhos para não irmos além, procrastinarmos... Mas, o medo do fracasso é o gigante interior que está sempre alerta, tentando nos frear. E isso gera ao mesmo tempo motivação e ansiedade. Parece uma guerra dentro de nós mesmos, que só é controlada quando alcançamos o equilíbrio emocional.

O perigo maior mora na “caixinha” ansiedade, ainda mais se ela for alimentada e se tornar a maior de todas.


Eu a alimentei por muito tempo, até iniciar o processo de autoconhecimento no qual eu aprendi a conhecer minhas emoções e a desenvolver a autoconfiança. E não só isso, a acreditar que meus sonhos são possíveis sim de serem realizados.


Passei a ter o controle quando comecei a escrever meus objetivos e a traçar as metas. Na época baixei um app de gerenciamento de projeto para gerenciar a minha carreira – que era o meu “calcanhar de Aquiles”. Até então eu me planejava mentalmente, ou seja, apenas pensava no querer. Algumas coisas eu conseguia executar, outras eu nem lembrava mais.


E não lembrava porque assim como a grande maioria das pessoas eu entrava no automático, na correria e isso, inconscientemente, era a muleta para que a zona de conforto fosse muito maior do que deveria ser. Mas, quando me vinha à mente, que o mundo era muito maior do que o meu mundinho, dava aquela angustia, coração acelerado, aperto no peito, sentimento de culpa.

Mas que bom que a gente aprende, principalmente quando a vontade encontra a persistência.


Pois, “o mundo costuma abrir espaço para quem demonstra, com palavras e atitudes, que sabe aonde vai” – Napoleon Hill.

Vamos lá! Eu sei que você almeja muita coisa para 2020. Mas só o querer não te levará ao encontro da realização. Você pode baixar um aplicativo para te ajudar, ou pegar uma folha de papel. Eu recomendo que você escolha o recurso que de fato você vai utilizar. Para mim o aplicativo funcionou bem nos primeiros meses, depois caiu em desuso. Mas eu gosto de escrever à mão e por isso, comprei um caderno e o dividi com os seguintes tópicos:

· Planejamento 2020 – aqui escrevo o que quero fazer e depois detalho o plano de ação;

· Livros – listo os que eu quero ler ao longo do ano;

· Ideias – afinal se eu não anotar, esqueço 😊;

· Eventos – congressos, treinamentos e cursos que quero fazer.

Lembre-se de não fazer nada muito extenso, ainda mais se você for começar o planejamento agora. Quando você coloca poucas metas (3 a 5 no máximo) para serem cumpridas num curto espaço de tempo, e as consegue alcançar, é o combustível para que você torne isso um hábito.

Desejo a todos vocês um Ano Novo maravilhoso, recheado de muitos bons desafios, um ano em que você possa transformar o desejo em realidade, com muita positividade, respeito, honestidade e empatia para com todos que os cercam. Um 2020 abençoado, com muito amor e esperança, saúde e paz.


Um grande abraço!

Luana Vieira

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page