top of page

Benefícios x Engajamento

Atualizado: 16 de jun. de 2020

Benefícios são ótimos aliados das empresas, mas não geram engajamento quando o ambiente de trabalho não é bom!


Os benefícios oferecidos pelas empresas sempre foram vistos, pelos candidatos, como diferenciais competitivos na hora de analisar uma oportunidade de emprego. E, sabemos, fazem toda diferença, principalmente em se tratando de plano de saúde, plano odontológico, auxílio combustível e tantos outros que de fato seriam um custo a mais para a pessoa.


Mas, aqui fica um alerta para as empresas! Só oferecer benefícios não geram o tão esperado engajamento dos profissionais. Digo isso, porque já vi empresas reunindo times que estavam com a motivação em baixa, tentando animá-los fazendo marketing dos benefícios oferecidos. Benefícios todas as empresas oferecem – de diferentes formas às vezes, mas oferecem.


Então, não é isso que vai gerar melhoria no clima organizacional, menos ainda gerar engajamento. É a soma das ações voltadas para a construção de um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, com uma liderança voltada para resultados e também para o desenvolvimento coletivo e de cada colaborador. São planejamentos sendo feitos e executados de uma forma rápida e organizada... é a sensação do poder confiar que gera engajamento e traz os resultados esperados pela empresa.


E os benefícios? Bem, estes devem continuar existindo e estar diretamente relacionados à:

  • Cultura organizacional da sua empresa!

  • Custo de vida na cidade onde os colaboradores estão alocados;

  • Necessidade das Pessoas.

De tempos em tempos é sempre bom realizar uma enquete com os times para avaliar a satisfação para com os benefícios atuais e eleger novos – apresente opções e permita a participação das Pessoas no processo de escolha. Este tipo de abertura sim gera engajamento e motiva o colaborador, porque ele percebe que a opinião dele importa.


Outro ponto muito importante: Comunicação!


Certifique-se que a informação sobre os benefícios existentes ou qualquer mudança que ocorra chegue a todos os colaboradores da empresa, sem exceção. É muito comum vermos dúvidas até mesmo sobre a existência ou continuidade dos benefícios, a forma de usar, eventuais descontos em folha de pagamento, extensão para dependentes, entre muitas outras.


Todos devem saber qual é a área responsável e por quem devem procurar em caso de dúvidas, problemas ou sugestões.


E, lembre-se, os benefícios devem ser tratados como tal. Se a sua empresa oferece é porque preza para que os seus colaboradores desfrutem deles e tenham uma melhor qualidade de vida. Não os tenha por obrigação ou como uma prestação de favor. Este tipo de atitude desencoraja ainda mais a construção de um clima organizacional positivo.



Um abraço!

Luana Vieira

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page