top of page

Como você quer que sua empresa seja percebida no mercado?

São inúmeras as razões que levam uma pessoa a abrir seu próprio negócio.

Fazer o que gosta, investir num plano B, ganhar dinheiro, ter novos desafios, enfim independente do motivo, uma coisa é certa, seu negócio só irá prosperar se você, desde o início, tiver muito claro como você quer que a sua empresa seja percebida pelo mercado.


Ter esta visão significa traçar metas, desenhar toda a estratégia da sua empresa, mapear riscos, definir um cronograma de desenvolvimento e construir parcerias sólidas com sua equipe, fornecedores e clientes.

Mas Luana, “eu tenho ou quero abrir uma micro empresa, não terei equipe”.

Ok, mas pense que seu contador e mesmo uma assessoria jurídica, além de fornecedores são sua equipe de trabalho. Portanto, seja sua empresa micro, pequena, média ou grande, é importante ter processos bem estruturados, comunicação clara e objetiva, e saber aonde se quer chegar, desde o início.


Sem objetivo, qualquer escolha serve, qualquer lucro é lucro, qualquer falha é falta de sorte.

Dica: vá além do seu plano de negócios e transforme o “o quê” em “como”.

  • Como será a construção da parceria com os fornecedores, qual será a abordagem?

  • Como as atividades chaves serão executadas?

  • Como os recursos chaves serão utilizados?

  • Como será o relacionamento com os clientes?

  • Como os canais de comunicação serão utilizados?

  • Como os clientes serão segmentados?

  • Como os custos e as fontes de receita serão estruturados?


Quando você começa a entrar no detalhe verá que outras perguntas surgirão, o que é normal quando o seu negócio não é tratado de maneira superficial.


Um exercício interessante de ser feito é olhar para a sua empresa de fora para dentro. Isto exigirá que você se coloque no lugar do seu cliente e do seu fornecedor. Seja crítico e não mascare nada que você tenha percebido como um ponto a ser melhorado. Eu diria que esta é uma visão valiosíssima, pois você se coloca no lugar das suas principais interfaces e, se se permitir, poderá encontrar uma realidade que, até então, não tinha se dado conta.


Então? Como a sua empresa é percebida pelo mercado?


Nos próximos artigos vou te ajudar a detalhar as metas e também abordar um tema que tem preocupado alguns empreendedores que conheço: a contratação de pessoas e a formação de equipes.


Um abraço!

Luana Vieira

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page