Definindo Objetivos e Metas

No último artigo fizemos uma reflexão sobre Como você quer que a sua empresa seja percebida pelo mercado e, mencionei que a forma com que o mercado a vê é reflexo, também, das metas que você quer alcançar. Por quê? Porque se você as colocou como alvo, subentende-se que sua energia e ações serão direcionadas para atingi-las e, consequentemente, é isso que irá se destacar para seus fornecedores e clientes.


Às vezes, na correria do dia a dia, é fácil focar mais em um aspecto do que em outro.

Então, encontre o equilíbrio!

O que é essencial para uma empresa?

  • Finanças

  • Clientes

  • Processos

  • Pessoas


Então, nada mais coerente, do que considerar estes 4 eixos quando você for traçar as metas da sua área ou empresa. E, são estes pontos que irão compor o Mapa Estratégico.


Veja abaixo como este mapa deve ser construído:

1. Para cada eixo, elenque os objetivos;

2. Note que todos iniciam com um verbo e vão direto ao ponto;

3. Neste momento foque no “O que”.



Se você trabalha ou possui uma empresa dividida em departamentos, é possível (e recomendado) criar um mapa estratégico por área e este, deve estar conectado com os objetivos da empresa. Mas, se você tem uma micro ou pequena empresa, tenha somente um Mapa Estratégico.

O próximo passo é definir o tempo de execução, ou seja, os objetivos devem ser alcançados no curto, médio ou longo prazo?


Bastante informação, não é mesmo?


E, definir os objetivos é só o começo, você precisa detalhar os planos de ação, implantar os indicadores e estabelecer as metas (vide Exemplo 1).


Coloque sua criatividade em prática e, se você tiver equipe, traga-a para a discussão.


Lembre-se que as metas devem ser desafiadoras, mas factíveis de serem alcançadas. Isso é importante, pois você e sua equipe precisam ver que os frutos estão sendo colhidos e que vocês chegarão lá! Se as metas forem impossíveis, neste momento, de serem atingidas revise-as, caso contrário a única coisa a ser alcançada será a frustração e o descrédito no trabalho e no processo como um todo. Pense nisso!

“Cansei só de pensar em fazer tudo isso”. “Não tenho tempo pra isso”. “Dá trabalho”.


Sim, eu sei que é desafiador, mas mais cedo ou mais tarde virá a cobrança pela falta de estruturação do seu processo e da visão de futuro. Como costumo dizer, sem objetivo, qualquer escolha serve, qualquer lucro é lucro, qualquer falha é falta de sorte.


Ter uma visão clara de onde se quer chegar. Este passo é essencial seja para você desenvolver o seu negócio ou mesmo a sua própria carreira. Isso mesmo, sua carreira!

Que tal adaptar o Mapa Estratégico para a sua vida pessoal, considerando eixos essenciais para o seu próprio crescimento?

  • Desenvolvimento Pessoal;

  • Carreira;

  • Finanças;

  • Lazer.

Se você tiver dúvidas ou precisar de suporte, entre em contato: contato@gestaopositiva.com, será uma enorme satisfação ajuda-lo(a).

Exemplo 1: BSC

Um grande abraço!

Luana Vieira

0 visualização
entre em CONTATO

contato@gestaopositiva.com

+55 (41) 99927-9273

© 2020 por Gestão Positiva. Criado orgulhosamente com Wix.com