top of page

O quanto perdemos com a cultura do "Sempre foi Assim"?

Tenho certeza absoluta que você já ouviu muitas vezes o “sempre foi assim”.


E a primeira imagem que me vem a mente quando escuto alguém dizendo isso, ou me contando sobre alguém que tenha dito esta frase, é de que esta é uma pessoa apática, sem energia, sem interesse e... preguiçosa! Isso mesmo!

Pensar no novo dá trabalho, pensar no seu próprio desenvolvimento dá trabalho, pensar em mudar algo de lugar, dá trabalho, movimentar uma equipe para discutir melhoria de processo também dá trabalho... mas viver numa cultura do “sempre foi assim”, faz com que você perca trabalho!

Pode até ser que a sua empresa venha apresentando resultados satisfatórios ao longo dos anos, mas quando você bloqueia a mudança e se recusa a enxergar o que muitas vezes é óbvio, como profissional você deixa muito claro que não quer seguir adiante – é o famoso “deixa a vida me levar... quando o problema for maior eu vejo o que eu faço”.


Mas, quando você se der conta, o problema que era simples já se tornou num monstro e, talvez seja tarde demais para qualquer reação que reverta imediatamente o transtorno causado, pois a resposta ao “sempre foi assim” vem com a insatisfação do seu cliente, com a alta rotatividade de pessoas na sua área, com demissões (porque empresas que querem inovar não admitem mais este tipo de comportamento), problemas financeiros e fechamento de empresas.


Tão ou mais importante quanto traçar metas para o ano, é promover fóruns de discussão de melhoria de processo na sua empresa. Mas, por favor tire as ideias do papel! Não fique só no discurso.


Como líder, você precisa ser a pessoa mais ativa e mais cheia de energia, injetando o combustível na sua equipe para que ela não caia no conformismo.

E se você não é líder e tem energia de sobra pra fazer acontecer, apresente suas ideias... e não se frustre se ouvir do seu chefe “muito bacana sua ideia, mas sempre foi assim...”. Infelizmente, ainda tem muito gestor que não apoia o time, ou que não tem interesse em sair da zona de conforto. De qualquer maneira, não permita que ninguém apague a sua vontade de fazer mais e melhor. Aos poucos vá implantando pequenas melhorias e apresente o resultado. Se mesmo assim você não for ouvido, bem aí está na hora de repensar se você está no lugar certo.


Mas, não apenas em melhoria de processos (ou na falta dela) vejo o “sempre foi assim” sendo utilizado. Pessoas com este mindset para com elas mesmo... “eu sempre fui assim”, tendem a se tornar tóxicas para com o ambiente onde se encontram, seja em casa ou seja no trabalho. Porque geralmente esta frase é utilizada em situações negativas.


Quando a pessoa não está disposta a melhorar, outras à sua volta começam a adoecer, ainda mais se a pessoa em questão exercer função de liderança. Isso também é um dos gatilhos que fomentam ambientes tóxicos para se trabalhar.


Mas eu que sou uma pessoa com energia positiva para fazer o melhor devo ignorar e seguir adiante? Definitivamente não! As organizações precisam de pessoas com ATITUDE POSITIVA, formadoras de opinião, dispostas a transformar o ambiente onde estão e ajudar as pessoas à sua volta a se tornarem melhor. Sei bem que não é uma missão fácil, mas é gratificante quando somos o agente transformador que impulsiona o desenvolvimento e o crescimento de outras pessoas e, consequentemente, da empresa.


Portanto, cada vez que você ouvir o “sempre foi assim”, promova um momento de reflexão junto a quem falou. E se você é o dono do “sempre foi assim” está na hora de tomar uma dose de coragem, motivação e autoconfiança; livre-se daquilo que te faz reclamar todos os dias e vista-se com atitude positiva para que você possa avançar na sua carreira e na sua vida!


O "sempre foi assim" é avesso à inovação, ao crescimento pessoal e das organizações. Desencoraja, desmotiva; promove o negativismo, o conformismo; afasta a produtividade, clientes e a lucratividade.

Lembre-se nem sempre foi assim, e se foi não precisa mais ser!

Um grande abraço,

Luana Vieira

560 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page