top of page

RH - a área mais Estratégica da sua empresa

Muitos não têm esta visão, eu sei.


Eu mesma já falei que a área de Supply Chain (minha primeira área de formação e atuação), por ser responsável por todo fluxo de materiais das empresas, era sim a mais estratégica.


E talvez você pense que é a área Comercial, a Engenharia, Projetos, Finanças, Produção, Qualidade... Enfim, a gente vai sempre achar que a área onde atuamos ou as que trazem receita para a empresa são as mais importantes, isto é natural.


Mas, obviamente, todas têm sua importância, especialmente se trabalharem em sintonia, fazendo acontecer.


Porém, precisamos refletir no seguinte:

  1. A empresa é feita de Pessoas, para Pessoas. Não importa o segmento da sua empresa.

  2. Logo, precisamos de uma área especializada nas Relações Humanas.


A área de RH sempre foi coadjuvante, trabalhando num canto escondido, sem muita ação e, principalmente, tomada de decisão. Em muitas empresas ainda é assim, infelizmente. E, não só isso, algumas não possuem uma estrutura de RH, o que é ainda mais preocupante e fonte de problemas que Líderes de setores não sabem bem como solucionar, ou que nem é o foco, diante de inúmeras outras situações que se deparam no dia a dia.


  • Estratégias com execução falha;

  • Clientes insatisfeitos;

  • Baixa Performance;

  • Alta Rotatividade de Pessoas.

  • Líderes Despreparados;

  • Time com baixa qualificação;

  • Sobrecarga de trabalho;

  • Aprendizagem descontinuada.

Vejam que dentre estes pontos, um é resultado do outro e todos são resultados da falta de uma área de Gente & Gestão (RH) ESTRUTURADA.


O que é o RH Estratégico?


É o RH que foca nos resultados e na estratégia do negócio, potencializando as relações humanas para que estas conduzam aos resultados almejados e à sustentabilidade da empresa.


  • Participa ativamente do Planejamento Estratégico e, por conhecer os objetivos e metas do negócio, foca em selecionar pessoas com atitude e potencial de desenvolvimento, não só em recrutar para o cargo;

  • Implementa o aprendizado contínuo;

  • Desafia Líderes para que sejam gestores de Pessoas e, com isso, desenvolvam novos líderes, criando assim um círculo virtuoso, gerando valor para a empresa e colaboradores;

  • Está atento à inovação e promove uma cultura de mudança consciente e consistente, com foco na melhoria contínua e no crescimento ágil e sustentável.

É uma nova área, atenta às Pessoas no quesito relações, potencial e troca de valor.


Como construir um RH Estratégico?


  1. Tendo em mente que Departamento Pessoal (DP) não é RH, mas faz parte dele;

  2. Contratando ou treinando profissionais para que transformem a área em protagonista, atuando, assim, como se esta fosse Consultor ou um Conselheiro para as tomadas de decisões gerenciais e administrativas;

  3. Concedendo autonomia para que a área atue conforme o item 2;

  4. Mapeando processos e identificando pontos de melhoria para estruturar planos de ação;

  5. Definindo papéis e responsabilidades, pois muitas vezes o RH assume funções que são de outras áreas, ou mesmo da liderança.


Por fim, é ter consciência de que a realidade da sua empresa pode ser outra, muito melhor estruturada e planejada, se ao invés de ficar apagando incêndios, você investir na construção de uma área essencial para que a sua empresa tenha Pessoas certas, no lugar certo, enxergando, descobrindo e criando novas oportunidades.



Luana Vieira

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page