
SOBRE MIM
A LUANA VIEIRA
Eu diria, que todos os dias temos a oportunidade de fazer algo impactante, mas só se nos permitirmos abrir nossa mente e o nosso olhar para além do trilho que construímos e que nos colocamos.
Há uns 10 anos atrás eu estava num cargo super bacana, trabalhando muito, salário legal, adorava o que eu fazia, mas faltava alguma coisa. Volta e meia eu me perguntava por quê? Mas depois de muito pensar falava pra mim mesmo, “Seja lá o que for, esqueça... você não pode jogar fora anos de carreira (meu trilho), faculdade, todos os cursos complementares, as conquistas... e começar do zero”.
Na época eu não sabia nem o que seria esse começar do zero.
Segui a vida, segui trabalhando num ritmo aceleradíssimo, porque sou o tipo de pessoa que começa cedo e não desligo, só quando vou dormir... simplesmente porque me faz sentir bem, estar ativa o tempo todo. Saí desta empresa, entrei em outra... super grata, feliz por estar não só produzindo, mas aprendendo e crescendo muito. Um ano se passou e novamente os mesmos questionamentos e o sentimento de ser incompleta.
Não me conformei! Eu precisava sair daquele círculo vicioso.
Decidi então mergulhar no autoconhecimento. Li alguns livros, fazia o trajeto casa – trabalho – caso ouvindo livros e podcasts sobre propósito, felicidade no trabalho, psicologia positiva... chegava em casa continuava me aprofundando. Até que me deparei com a seguinte pergunta: O que você faria se não precisasse se preocupar com dinheiro? E rapidamente anotei no meu caderno alguns pontos. Ao final veio aquele misto de felicidade e o “e agora? Eu preciso fazer alguma coisa com tudo isso!”. Eu tinha as respostas que tanto buscava.

A Jornada tem sido intensa... e INCRÍVEL!
E sabe o melhor? Eu já fazia, parte do que eu faria, se eu não precisasse me preocupar com as contas pra pagar. Estando em cargo de liderança eu já trabalhava diretamente com o RH (revisando descritivos de cargo, analisando salários, estruturando processos de recrutamento e seleção e avaliações de performance), apoiava o meu time para se desenvolver, dedicava bastante tempo para as Pessoas, para incentivar o desenvolvimento de cada uma, ver o brilho nos olhos e dar aquele empurrãozinho para que elas também buscassem seus sonhos profissionais e, assim como eu estava fazendo, que fossem procurar saber quem de fato são, o que gostam e o que almejam. Nas conversas one on one (1:1) alguns me perguntavam, você é coach, psicóloga? Não, eu só havia descoberto que a minha maior paixão é cuidar das pessoas e ajuda-las a lapidar a sua melhor versão, através de uma Gestão Humanizada.
Com isso, passei também a ver o lado positivo dos meus chefes (e tive alguns bem difíceis...) e de maneira indireta comecei a trabalhar para que eles se tornassem melhores líderes também. Escutava o feedback e as reclamações do time e me perguntava o que eu poderia fazer para ajudar aquele chefe a melhorar. E foi uma experiência incrível (reconhecida por eles, inclusive)!!
Foram mais de 15 anos (16 pra ser mais exata) totalmente dedicados à área de Supply Chain e a todas as pessoas e líderes presentes nesta área (eu costumava falar que das 08hs às 18hs eu fazia a gestão de pessoas, depois eu me preocupava com as minhas “atividades processuais”).
Nos últimos 10 venho me dedicando diariamente ao estudo mais aprofundado sobre Liderança, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, RH, Psicologia Positiva, Filosofia de Gestão (um divisor de águas na minha carreira e no meu jeito de liderar), Inteligência Emocional, Neuroliderança – entre outros temas correlatos, até que em 2019 comecei a dar forma ao meu propósito e à minha transição de carreira (se é que dá pra chamar assim, porque não é um virar de páginas, é uma continuação, mas com outra ênfase) e dei um nome a tudo isso: Gestão Positiva.
Sou formada em Relações Internacionais pela UTP, me especializei na Gestão da Cadeia de Suprimentos pela Northwestern University em Chicago. Possuo formação em Lean Thinking pelo Inbrasc, Mentoria pela FGV, pós-graduação em Gestão Estratégia de Pessoas e especialização em Gestão de Recursos Humanos e People Analytics pela Wharton University (EUA).
